Faça uma visita ao site do Pluga Cuca, no qual há vários conteúdos on-line de diversas disciplinas de diferentes níveis educacionais.

Clique aqui para saber +.
Fonte: http://www.plugacuca.com.br/
Acesso em: 19 dezembro 2011.
Blog destinado ao relato e troca de experiências das escolas que participam do Programa Um Computador por Aluno no Estado de Santa Catarina
Nesta sexta-feira, dia 30 de setembro de 2011, aconteceu a entrega dos certificados de conclusão de curso para 10 alunos monitores PROUCA na E.E.F. Padre Theodoro Becker, Brusque. O objetivo foi capacitar alunos devidamente matriculados nas Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental, com a finalidade de ajudarem a desenvolver habilidades na área da informática, bem como auxiliar a comunidade escolar (pais – alunos – professores ) na Inclusão Digital do ProUCA.
O curso foi oferecido com aulas presenciais, na própria escola, com a carga horária de 2 horas semanais, sendo que a carga horária total foi de 70 horas.
Durante as capacitações foi oferecido aos alunos monitores, a oportunidade de conhecer os seguintes programas: Linux, Pacote OpenOffice (Editor de Texto Write, Editor de Planilha Calc e Editor de Apresentação Impress), Pesquisar na Internet, além de uma carga horária específica para aprender a socializar e apoiar os professores e alunos nas salas de aula.
Os certificados foram emitidos pela Secretaria Municipal de Educação de Brusque.
Os formandos deste curso foram:
1 - Adrieli Calixto da Silva - 7ª A
2 - Amanda Schaadt - 7ª A
3 - Giovanna Georgia Pedrini Silva - 7ª A
4 - Jessica Beatriz Marcos - 7ª A
5 - Elaine Aparecida Correa - 7ª A
6 - Barbara Moreira Veiga - 7ª B
7 - Danrley Yuri Silva - 7ª B
8 - Victor Alecio Fantoni - 7ª B
9 - Luis Henrique Bononomi - 8ª A
10 - Willian Rainert - 8ª A
![]() |
Palm Pilot e o reconhecimento da escrita |
Na primeira parte da formação foi repassado as informações e apresentações que aconteceram no I Encontro Estadual do ProUCA em Florianópolis.
Em seguida foi conversado de como acontecerá a troca de experiências entre as escolas de Joinville, EEB Francisco Eberhardt e a escola de Herval d'Oeste, EEB Melo e Alvim. Além de recados de cunho administrativo e logístico.
Na segunda etapa foi promovido uma dinâmica entre os professores. A THEBE possui vários projetos a serem apresentados na Mostra de Trabalhos da Rede Municipal de Brusque. Então, a proposta foi de fundamentar, planejar e executar estratégias de integração das Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) nestes projetos.
Assim, os Projetos apresentados foram:
Todos os professores demonstraram muito interesse e empenho na realização da atividade proposta. Percebemos o quanto estes profissionais estão integrados com as TCD e efetivamente realizando um trabalho significativo aliando as ferramentas tecnológicas digitais aos conteúdos.
Foto 2: Projeto Cuidando do meu dinheiro - Professor Joaquim
Foto 7: Projeto Ludo-Xadrez ( Professores Luciane, Vania e Gedimar)
Por meio do uso dos lap-tops, as crianças fizeram desenhos no Tux Paint sobre os hábitos de higiene. Desta forma aprimoravam o estudo sobre a higiene de forma lúdica, prazerosa, possibilitando assim o desenvolvimento de vários aspectos como a percepção, criatividade, raciocínio e a coordenação motora.
(Texto de autoria da Profª Carin Lilian Prim Porto)
A E.E.F. Padre Theodoro Becker lançou a versão 1.5 do UbuntUCA. Essa versão vem corrigir alguns itens da versão anterior. Percebemos com o passar do tempo que a versão 1.0 apresentava alguns problemas de ordem gerencial.
Na primeira versão tínhamos um único usuário (Login: aluno), que possuía o poder de administração do sistema. Percebemos, então, que os alunos desconfiguravam algumas opções essenciais e, que depois, não sabiam como retornar a configuração anterior. Problemas como: remover itens da barra do painel, mudar aparência com fontes extra grandes, instalar programas, jogos, e com isso ocupava o HD em 100%, entre outros. A consequência disso é que somente no mês de abril, reconfiguramos 126 “uquinhas” em 19 dias úteis, uma média de 6,6 máquinas por dia.
Isso toma um tempo enorme do professor multiplicador e do professor do ESPIN. Dessa maneira, optamos por lançar uma versão que corrigisse esses problemas. Agora temos um usuário com poder de administração, que fica apenas com o professor, e um usuário para os alunos, na qual foram bloqueadas algumas opções como: acesso ao sistema, temas, aparência, terminal e que não é mais possível instalar jogos extras da internet.
O número de atendimentos baixou, porém ainda não é o ideal. Fechamos até o momento, no mês de maio, com uma média de 5 máquinas atendidas por dia. Optamos em instalar a nova versão à medida que os alunos encontram problemas e trazem essas máquinas para consertarmos, então aos poucos estamos migrando toda a escola para a nova versão.
Aconteceu em 17 de maio, a segunda formação PROUCA da equipe docente da E.E.F. Padre Theodoro Becker. Nesta segunda formação estavam presentes mais de 18 profissionais da educação interessados em aprimorar seus conhecimentos, para aplicá-los em sala de aula com os alunos.
No primeiro momento, os professores multiplicadores Cesar e Gedimar, desenvolveram um a conversa informal com os presente sobre o que e como vem acontecendo os trabalhos em sala, a necessidade dos professores divulgarem os trabalhos realizados em sala com o uquinha e a apresentação do site oficial da escola. Foi mostrado como o professor pode postar suas notícias no site e o espaço para publicação de trabalhos e atividades para os alunos.
Foto 1 – Equipe THEBE – 1º momento da formação
Na segunda parte da formação, foi mostrado como realizar pesquisas no Portal do Professor (portaldoprofessor.mec.gov.br), navegamos pelas opções oferecidas pelo site, sendo que o ponto alto, foi a opção “Espaço de aula” e “Interação e colaboração”. Foi apresentado um robozinho muito simpático chamado Ed.
Em seguida exploramos o Portal de relacionamento Professor/Aluno PRAL (www.pral.com.br), cujo objetivo principal é oferecer ferramentas para criação de cursos, atividades, mural de recados, cadastro de alunos e notas, etc.
Na terceira e última parte da formação, os professores visitaram o Wordpress ( www.wordpress.com), onde foi solicitado a cada professor que criasse o seu blog pessoal. Exploramos os recursos da ferramenta, mudamos o tema(template) e fizemos a primeira postagem.
Criar o blog foi muito importante para os formadores pois iremos utiliza-los como parte das atividades da próxima formação que será: A pesquisa na internet.
Estamos aguardando ansiosamente o terceiro encontro que se realizará nos mês de junho, ainda sem data agendada.
Segue os blogs desenvolvidos durante a formação:
Parabéns a toda equipe THEBE, pela dedicação e motivação. É esse interesse demonstrado na formação que estamos sempre repensando nossas ações, visando a qualidade de ensino oferecida aos alunos.
(Texto elaborado pelo professor multiplicador da Thebe, Alcino Cesar)
Nos dias 17, 18 e 19 de Maio estão sendo oferecidas Oficinas no mesmo Colégio, as quais têm como objetivo trabalhar no conhecimento e apropriação do Sistema Ubuntu e utilização de alguns aplicativos. Todo isto, orientado ao trabalho com os conteúdos de ensino em aula.
Aconteceu no dia 11 de abril, a primeira formação PROUCA para os docentes da E.E.F. Padre Theodoro Becker. Nesta primeira formação estavam presentes mais de 20 profissionais da educação interessados em aprimorar seus conhecimentos, para aplicá-los em sala de aula com os alunos.
No primeiro momento houve uma conversa informal de como vem acontecendo os trabalhos em sala, o agendamento dos alunos monitores e sobre uma ficha de atividade, que será preenchida pelos professores.
No decorrer da formação ficou combinado que os professores ao utilizarem os recursos dos laptops, deveriam preencher um pequena ficha contendo: data, assunto trabalhado e a atividade realizada com os uquinhas. Essas fichas servirão de base para o professor multiplicador e orientação analisarem as atividades e os recursos utilizados pelos professores no decorrer de suas aulas.
Houve também um momento de socialização dos trabalhos desenvolvidos em sala, onde os professores puderam deixar seus registros, suas angustias, seus acertos em relação a utilização dessa tecnologia.
Na segunda parte da formação, foi mostrado os recursos disponíveis do google docs (formulário), onde os professores tiveram a oportunidade de aprender como criar um formulário de prova, atividades, exercícios, etc.
Na terceira e última parte da formação, os professores fizeram a tradução do inglês para o português do navegador Firefox, aprenderam a atualizar os repositórios do netbuntu e instalaram o PulseAudio que serve para gerenciamento da captura do som para filmagens e gravação de áudio no programa Cheese.
Estamos aguardando ansiosamente o segundo encontro que se realizará nos mês de maio, ainda sem data agendada.
(Texto de autoria de Alcino Cesar professor multiplicador do PROUCA da THEBE).
No dia 29 de março, a THEBE começou a analisar as configurações do servidor de acesso MetaSys. A proposta é personalizar o servidor às necessidades do PROUCA-THEBE.
Num primeiro momento observou-se que o servidor possui todas as configurações necessárias de acesso à rede interna (serviço samba) e possui um webadmin (web administrador) de onde é possível, de maneira bem simples, criar regras de acesso dos uquinhas à internet.
Em comum acordo foi decido bloquear o acesso das Redes Sociais. Portanto, o servidor via uma configuração simples bloqueou as seguintes redes:
orkut.com.br
facebook.com
twitter.com
youtube.com e
messenger
O youtube foi bloqueado em função da velocidade da internet, pois quando um aluno acessa o youtube praticamente o acesso da internet fica extremamente lento.
O servidor possui algumas opções de bloqueios como: por domínio, por site, por expressões e por Mime Types, este último muito interessante pois oferece um leque de opções como por exemplo restringir o download de arquivos avi, jpg, doc, mpeg, etc. Isto ajuda muito quando o assunto é banda de internet. Porém o bloqueio por “mime” pode ocasionar bloqueios de sites de bancos, webmail tipo do terra, etc.
Somos cientes da necessidade de conscientização dos alunos, quanto ao acesso as redes sociais. Porém neste primeiro vamos bloquear e iniciar o trabalho de conscientização. O acesso a tais sites será liberado de acordo com a proposta pedagógica dos professores. Esperamos que em breve, possamos liberar o acesso e que os alunos saibam efetivamente utilizar as redes sociais com responsabilidade.
Neste dia também disponibilizamos aos professores o serviço de acesso ao servidor, onde o professor pode colocar uma determinada atividade e os alunos via acesso ao servidor tem disponibilidade deste arquivo para desenvolverem seus trabalhos, atividades e provas. Porém observamos que eles estavam utilizando o messenger para solicitar aos colegas as respostas de provas e atividades, e é esta responsabilidade que nos referimos acima.
Vale apena pontuar a aula de Inglês proposta hoje pela professora Bruna, onde todos os alunos acessaram o servidor, realizaram as atividades propostas pela professora e em seguida a professora pode conferir com relatórios a realização das atividades. Boas iniciativas como esta, estão surgindo a partir da troca de experiências com toda equipe pedagógica da escola.
(Texto de autoria de Alcino Cesar, professor multiplicador do PROUCA da THEBE)
Para ajudar na organização dos trabalhos, designamos um aluno monitor por sala, para auxiliarem os professores. A partir do dia 22/03 será feita a entrega.
Cerca de 200 pais/responsaveis vieram a reunião, das 250 famílias que a escola possui. A ideia deu tão certo, que pensamos para 2012 repetir o Termo de responsabilidade – 2012. Pois desta forma conseguimos trazer uma grande quantidade de pais para as reuniões por ano/série.
Aconteceu na 5ª feira, 17/03 a primeira reunião pedagógica da Thebe. Na ocasião o professor multiplicador do PROUCA teve um espaço para que fosse conversado sobre as estratégias de entrega dos laptops aos pais, formação dos alunos monitores e formação de professores entre outros.
Algumas sugestões foram apresentadas e serão organizadas pelo professor multiplicador durante o ano letivo. A formação dos professores acontecerá uma vez por mês e como solicitação dos professores, teremos a seguinte pauta para esta 1ª formação interna do PROUCA:
- Navegabilidade e reconhecimento dos programas do Netbuntu – remix
- Dúvidas e diferenças do pacote BROFFICE ( write, calc e impress )
- Gravar som ( montagem de uma rádio ).
- Gravar atividades em arquivo no servidor para os alunos acessarem.
- Troca de experiência.
Durante a reunião os professores fizeram comentários positivos em relação a migração para o Netbuntu Remix.
Ficou decidido em reunião que a primeira formação oferecida pelo professor multiplicador para os docentes da escola será no dia 12 de abril de 2011.
O professor multiplicador também sugeriu formação individual aos professores nas suas horas atividades, o que foi muito bem aceita pela equipe. Será elaborada uma agenda para melhor atendimento.
(Texto e foto de autoria de Alcino Cesar - professor multiplicador do PROUCA da Thebe)