quarta-feira, 25 de maio de 2011

Novo UbuntUCA-THEBE

Imagem montada pelo Prof. Motivador do ESPIN, Gedimar Pereira.

A E.E.F. Padre Theodoro Becker lançou a versão 1.5 do UbuntUCA. Essa versão vem corrigir alguns itens da versão anterior. Percebemos com o passar do tempo que a versão 1.0 apresentava alguns problemas de ordem gerencial.

Na primeira versão tínhamos um único usuário (Login: aluno), que possuía o poder de administração do sistema. Percebemos, então, que os alunos desconfiguravam algumas opções essenciais e, que depois, não sabiam como retornar a configuração anterior. Problemas como: remover itens da barra do painel, mudar aparência com fontes extra grandes, instalar programas, jogos, e com isso ocupava o HD em 100%, entre outros. A consequência disso é que somente no mês de abril, reconfiguramos 126 “uquinhas” em 19 dias úteis, uma média de 6,6 máquinas por dia.

Isso toma um tempo enorme do professor multiplicador e do professor do ESPIN. Dessa maneira, optamos por lançar uma versão que corrigisse esses problemas. Agora temos um usuário com poder de administração, que fica apenas com o professor, e um usuário para os alunos, na qual foram bloqueadas algumas opções como: acesso ao sistema, temas, aparência, terminal e que não é mais possível instalar jogos extras da internet.

O número de atendimentos baixou, porém ainda não é o ideal. Fechamos até o momento, no mês de maio, com uma média de 5 máquinas atendidas por dia. Optamos em instalar a nova versão à medida que os alunos encontram problemas e trazem essas máquinas para consertarmos, então aos poucos estamos migrando toda a escola para a nova versão.


Porém, o Prof° Gedimar já está trabalhando na versão 2.0, do UbuntUCA, que usa como base o Ubuntu 10.4 desktop. Estamos em fase de teste.
(Texto de autoria do professor multiplicador da Thebe, Alcino Cesar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário