quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Projeto Ludo e Xadrez

Nesta ocasião compartilhamos com as Escolas do ProUCA - SC o projeto levado adiante pelas professoras Luciane Woginski e Vânia Maestri, da Escola Padre Theodoro Becker, da cidade de Brusque.


Assim também pode acessar ao site da Escola para observar este e outros registros das experiências realizadas na Escola:

http://www.eefthebe.com.br/

3 comentários:

  1. De Luciane.
    Oi pessoal,achei legal o trabalho desenvolvido com o Ziraldo,trabalhando sua história de vida, seus personagens.Encentivando os alunos a pesquisa e leitura.

    ResponderExcluir
  2. De Cesar Augusto.
    Olá pessoal, o projeto Ludo e Xadrez, o qual eu tive a honra de vivenciar com as minhas turmas a convite das organizadoras do projeto, é sem dúvida uma ferramenta importantíssima para as crianças exercitarem sua capacidade cognitiva e a criatividade na confecção e aprendizagem dos jogos.

    ResponderExcluir
  3. A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.
    É considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc.
    A proposta pedagógica das professoras em inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visando preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, foi muito interessante.
    Ao acreditar nas possibilidades das crianças, muito pode ser feito. Cabe ao professor descobrir e trazer à tona o lado positivo e construtivo delas.

    Toda criança pode aprender. A aprendizagem, ao contrário do que muitos pensam, não depende só das condições internas inerentes ao indivíduo que aprende: ela constitui o corolário do equilíbrio das condições internas (de aprendizagem), próprias do sujeito que aprende, com as condições externas (de ensino), inerentes ao indivíduo que ensina. Fonseca (1995).


    Ivete Juliana Moraes Krug

    ResponderExcluir