quinta-feira, 10 de março de 2011

Primeia formação ProUCA em Jaraguá do Sul

A primeira formação do Programa UCA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Schmitz aconteceu na sexta-feira, 25 de fevereiro. A cidade de Jaraguá do Sul foi incluída pelo Ministério da Educação no Programa Um Computador por Aluno no início de 2011, portanto, a primeira formação presencial na escola seguiu um cronograma diferenciado, em relação às demais escolas que já participavam do Programa desde o começo das atividades de formação.

A formação foi coordenada pela prof. Elisa Maria Quartiero, da UDESC, e dos integrantes do grupo de formadores PROUCA, Maíra Marques de Oliveira e Rafael Cunha, também da UDESC. Além dos cerca de 40 professores e gestores da escola, estiveram presentes também profissionais da Secretaria Municipal de Jaraguá do Sul.

Prof. Elisa Quartiero fala aos professores

No período da manhã, foi feita uma apresentação geral do Programa UCA aos professores e profissionais presentes e apresentado um panorama geral da situação atual do Programa em Santa Catarina, como as formações já realizadas, os obstáculos enfrentados e as soluções propostas, bem como o trabalho que foi possível realizar em conjunto com as escolas no ano de 2010. Um dos pontos positivos destacados pela prof. Elisa é a questão da importância da instituição do Programa UCA como um programa de governo, que garante não apenas sua continuidade nas escolas já envolvidas, como também a possibilidade da inclusão de novas escolas no programa.

Outro ponto destacado como um aspecto positivo da escola Waldemar Schmitz foi o fato de os professores e gestores levanterem questões referentes ao que poderiam fazer para fazer um "bom uso" dos laptops do ProUCA, ou seja, a preocupação centrada mais nas possibilidades e potencialidades do uso dos laptops, do que nas dificuldades ou limitações que poderiam encontrar - o que denota o grau de envolvimento e comprometimento do grupo.

Após as discussões sobre os encaminhamentos e proposta da formação ProUCA, no período da tarde a formação centrou-se mais nos aspectos técnicos e de usabilidade dos laptops, momento em que foram propostas algumas atividades que os professores realizaram utilizando os recursos e aplicativos dos equipamentos, bem como configurações básicas. Também foram discutidas questões referentes à continuidade da formação e à substituição da plataforma educacional nos laptops (a migração para o sistema Ubuntu), com apoio dos profissionais da Secretaria de Educação.

Professores da Waldemar Schmitz realizando atividades com os laptops

Como encaminhamentos finais para a sequência das formações na modalidade a distância, ficou acertado o cadastro que os professores realizarão na plataforma e-Proinfo, com auxílio dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, que também desempenhará um trabalho muito importante no apoio presencial à escola e a inclusão de estudantes monitores no Programa UCA em Jaraguá do Sul.

Acompanhe em nosso blog outras notícias sobre o ProUCA em Santa Catarina.


Fotos: formação ProUCA em Jaraguá do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário