A E.E.F. Padre Theodoro Becker lançou a versão 1.5 do UbuntUCA. Essa versão vem corrigir alguns itens da versão anterior. Percebemos com o passar do tempo que a versão 1.0 apresentava alguns problemas de ordem gerencial.
Na primeira versão tínhamos um único usuário (Login: aluno), que possuía o poder de administração do sistema. Percebemos, então, que os alunos desconfiguravam algumas opções essenciais e, que depois, não sabiam como retornar a configuração anterior. Problemas como: remover itens da barra do painel, mudar aparência com fontes extra grandes, instalar programas, jogos, e com isso ocupava o HD em 100%, entre outros. A consequência disso é que somente no mês de abril, reconfiguramos 126 “uquinhas” em 19 dias úteis, uma média de 6,6 máquinas por dia.
Isso toma um tempo enorme do professor multiplicador e do professor do ESPIN. Dessa maneira, optamos por lançar uma versão que corrigisse esses problemas. Agora temos um usuário com poder de administração, que fica apenas com o professor, e um usuário para os alunos, na qual foram bloqueadas algumas opções como: acesso ao sistema, temas, aparência, terminal e que não é mais possível instalar jogos extras da internet.
O número de atendimentos baixou, porém ainda não é o ideal. Fechamos até o momento, no mês de maio, com uma média de 5 máquinas atendidas por dia. Optamos em instalar a nova versão à medida que os alunos encontram problemas e trazem essas máquinas para consertarmos, então aos poucos estamos migrando toda a escola para a nova versão.
Porém, o Prof° Gedimar já está trabalhando na versão 2.0, do UbuntUCA, que usa como base o Ubuntu 10.4 desktop. Estamos em fase de teste.