Coordenadora do PROUCA/SC reuniu-se com os professores e gestores da Escola Pe. Theodoro Becker.
A Profª. Dr. Edla foi convidada pela Secretaria Municipal de Educação para se reunir, no período matutino, com os gestores e professores da Escola Pe. Theodoro Becker para conversar sobre os encaminhamento do PROUCA em 2011.
A profª. Edla prontamente aceitou o convite e esteve reunida, no dia 3 de fevereiro de 2011, e veio acompanhada dos professores Ederson e Rogério, membros da Equipe de Formadores e Pesquisadores do PROUCA/SC.
A profª.Edla solicitou aos professores e gestores que relatassem suas impressões profissionais sobre o processo de introdução do “uquinhas” na escola. Os professores e os gestores descreveram suas poucas experiências, pois os uquinhas foram usados apenas no último mês do ano letivo. Apesar de o pouco contato, a impressão que a maioria dos professores teve foram expressas das seguintes formas: “O final do ano foi muito atropelado, mas vê que o projeto é muito importante para a formação dos alunos dos futuro.”; “Os alunos estavam encantados e muito motivados para usar o uquinha na sala de aula todos os dias”.
Depois que todos relataram, a profª. Edla chamou a atenção para a importâncias da escola fazer um planejamento de ação pedagógica sobre o uso dos uquinhas, e que esse planejamento tenha a participação direta dos professores da escola em parceira com a coordenação pedagógica. Essa ação criará um comprometimento de todos para o bom andamento dos trabalhos com os alunos usando o uquinha. Também lembrou os professores de que, é muito importante, ao fazer o seu plano de ensino, ele leve em conta o conteúdo específico, e também descreva nele quais recursos tecnológicos digitais serão necessários usar, para desenvolver as atividades didático-pedagógicos. Para isso, deve-se contar com a parceria dos professores-motiviadores do ESPIN e da coordenação pedagógica do PROUCA da escola. Ela também convidou os professores a tornarem-se pesquisadores, registrando (anotações de observações empíricas. fotos, vídeos) das suas próprias experiências pedagógicas de trabalhar os conteúdos curriculares com apoio das tecnologias digitais.
Para finalizar a profª. Edla relatou os encaminhamentos que está dando nesse início de 2011, como montagem de um projeto de pesquisa-ação nas escolas das cidades de Florianópolis, São Bonifácio e Brusque, Esse projeto participará do processo de seleção do Edital do CNPq, que disponibilizá recursos financeiros para o desenvolvimento de pesquisa sobre o PROUCA. A Escola Pe. Theodoro Becker será parceira desse projeto, conforme contato já estabelecido com a secretária municipal de educação, Gleusa e a diretora da escola, Vanete. A reação dos professores e gestores ao ouvir essa notícia foi de alegria e vontade em participar. Agora todos estão torcendo para a aprovação do projeto no CNPq.
Em seguida a profª. Edla passou a palavra para o prof. Ederson. Este ensinou os professores a fazerem transferência de arquivos do uquinha para o servidor do PROUCA. Ele lembrou que para isso, ele teve que fazer uma configuração especial no Sevidor, pois esse serviço não veio configura.
A direção e professores agradeceram a presença de profª. Edla e dos membros da Equipe de Formadores do PROUCA/SC e afirmou que todos vão se esforçar para o PROUCA evoluir na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário