sexta-feira, 4 de março de 2011

Tutorial sobre a migração dos laptops do Programa UCA para o Ubuntu - Parte 2 - Instalação do Ubuntu Netbook Remix

Quem quem nunca instalou o Ubuntu, verá que a sua instalação é muito simples e intuitiva. Nesta 2ª parte desta série sobre a migração dos Classmates para o Ubuntu, trago um tutorial bastante simples, que mostra esse processo.

1º Insira o Pendrive na entrada USB do laptop e ligue a máquina.

2º Antes que o sistema suba. Aperte F11 para poder escolher por qual dispositivo você quer que a máquina arranque.

3º Aparecerá um tela com algumas opções, onde você deverá escolher o seu pendrive e apertar Enter. Geralmente o Pendrive é identificado pela sua marca de fabricação.

4º O laptop irá arrancar pelo pendrive e lhe mostrará a seguinte tela:

Aqui você deverá usar as setas do mouse para escolher o nosso idioma, logo em seguida, aperte Enter.

5º Agora escolha a segunda opção da lista: “Instalar Ubuntu Netbook Remix”, seguido de Enter.


6º Mais uma vez o instalador pedirá para que você confirme o idioma, onde o Português do Brasil já deverá estar selecionado (caso não estiver, selecione-o). Clique em avançar



7º Selecone o fuso horário correto, que devrá ser o de Brasil/São Paulo, e clique novamente em avançar.


8º É hora de escolher o modelo de teclado. O instalador deverá sugerir o modelo de teclado brasileiro. Caso esteja, clique em avançar, caso ainda não esteja, selecione o modelo correto antes.


9º Essa é uma parte importante da instalação, escolha a opção “Apagar e usar o disco inteiro”. Logo após, clique em avançar.


10º Agora, você deve preencher os dados do usuário do laptop, como o nome, o login, a senha, o nome do computador, e se você deseja que o sistema peça a senha para entrar em uma sessão ou não. Depois de todos os dados preenchidos, clique em avançar.


11º Este é o último passo onde o sistema pede a sua intervenção, à partir de agora ele fará tudo sozinho. Clique em "Instalar".


12º A instalação deverá levar algo em torno de uns 30 à 45 minutos. Quando ela estiver concluída, aparecerá uma mensagem lhe pedindo para reiniciar o laptop.





Logo estarei postando sobre como instalar e remover programas no Ubuntu, além de algumas sugestões de aplicativos que podem ser removidos para liberar espaço no HD dos Classmates. Apontarei, também, alguns programas, jogos e codecs multimídia que julgamos necessários para deixar o Ubuntu pronto para o uso.

Até breve
Gedimar - professor-motivador do ESPIN (autor do texto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário